.Pipoca é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, que estoura quando aquecido, ao aquecermos os grãos de milho de maneira rápida, a umidade interna é convertida em vapor. Num determinado ponto, a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna numa massa pouco consistente de amidos e fibras, maior do que o grão original. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional. Seus grãos podem aparecer em vários formatos (achatados, pontiagudos, etc.) e cores (como amarelo, branco, rosa, roxo, etc.). Apresenta como característica grãos pequenos contendo amido duro ou cristalino que possui a propriedade de estourar quando submetidos ao aquecimento, originando a popular pipoca. Algumas espécies cultivadas: Zélia e Colorado pop-1. Semeada normalmente nos meses de setembro a novembro (primavera na maior parte da America do Sul). Forma de cultivo:com espaçamento de 0,8 m entre linhas e 0,2 m entre plantas, normalmente usa-se entre 10 a 15 Kg/ha de sementes. Colheita,manual ou mecânica, com os grãos em torno de 16-18% de umidade. O milho-pipoca deve ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.
Curiosidades
A palavra vem do tupi pi = couro e poca = estourar
Nas regiões de falar germânico do sul do Brasil surgiu, e se disseminou, o termo teuto-brasileiro Puffmilhe (puff = estoura ou estourado + milhe = milho).
Em outros países onde a pipoca não é muito popular, o nome é dado em ingles, popcorn, como por exemplo na Alemanha, na França e na Italia, onde poucas pessoas conhecem o alimento e que é comercializado apenas em pequenas escalas nos cinemas.
O grão de milho que não rebenta ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu.
Uma xícara de pipoca sem gordura contém apenas 30 calorias. Isso a torna um lanche leve com poucas calorias.
Por outro lado, quando a pipoca é preparada em óleo vejetal ou consumida com manteiga, a quantidade de calorias pode chegar a 155 por xícara.

Nenhum comentário:
Postar um comentário